Estado de São Paulo

É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248.222,801 km², o que equivale a 2,9% da superfície do Brasil. Com mais de 44 milhões de habitantes, cerca de 22% da população brasileira, é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul. A população paulista é uma das mais diversificadas do país e descende principalmente de italianos, portugueses, ameríndios nativos, povos africanos, japoneses e espanhóis, além de migrantes de outras regiões do país.

São Paulo possui índices sociais relativamente bons em comparação aos registrados no restante do país, como o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o segundo maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a quarta menor taxa de analfabetismo entre as unidades federativas brasileiras.

A capital: São Paulo

A capital do Estado de São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano. São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta.

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 11,5% de todo o PIB brasileiro e cerca de 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil.

São Paulo é a sétima cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 20 milhões de habitantes, é a oitava maior aglomeração urbana do mundo. Regiões ao redor da Grande São Paulo também são metrópoles, como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Esse complexo de metrópoles ultrapassa 30 milhões de habitantes (cerca de 75% da população do estado) e forma a primeira megalópole do hemisfério sul.

Economia

Após a independência, durante o Império, São Paulo começa a se tornar um grande produtor. Sob o governo de Vargas, o estado é um dos primeiros a iniciar um processo de industrialização e sua população se torna uma das mais urbanas da federação. A economia paulista responde por cerca de mais de 30% do total de riquezas produzidas no país, o que tornou o estado conhecido como a "locomotiva do Brasil".

Turismo e Cultura

Conhecida como a metrópole que mais se encontra as diversas gastronomias mundiais, conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a Avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.